“A água que a Penafiel Verde fornece aos penafidelenses tem 100% de qualidade, é controlada e segura, conforme atestam as análises efectuadas”. A garantia foi deixada esta quinta-feira, pelos responsáveis do conselho de administração da empresa municipal.
Devido a imagens e comentários “falsos” que têm circulado nas redes sociais, e que põem em causa o serviço prestado e a qualidade da água, os administradores da Penafiel Verde resolveram vir a público tranquilizar a população, dizer que não há qualquer perigo para a saúde pública e que vão agir conta estes actos “irresponsáveis” e que procuram denegrir o bom nome e a credibilidade da empresa junto das autoridades competentes.
“Os nossos munícipes podem estar tranquilos, beber e usufruir da água com as suas famílias sem ter qualquer tipo de preocupação”, sustentou Vitorino Ferreira, presidente do conselho de administração, acompanhado de António Barbeiros e João Almeida.
Água ficou turva mas foi um problema pontual
Terá sido uma trovoada seca, na quinta-feira da semana passada, que criou alguma turvação na água disponibilizada pela Penafiel Verde em algumas freguesias do concelho. “Foi feita a devida limpeza nos vários pontos do sistema, mas é normal que a turvação só vá desaparecendo ao longo dos dias seguintes, sempre que uma torneira é aberta pela primeira vez depois do problema”, explicou António Barbeitos, do conselho de administração.
“Mas nunca esteve em causa a qualidade da água, não era imprópria para consumo”, garantiu, dizendo que estes problemas acontecem pontualmente, devido a falhas no sistema.
Um sistema que serve 55 mil pessoas de Penafiel e que é monitorizado 24 horas por dia. A água da Penafiel Verde, esclareceram os gestores, é sujeita a análises de controlo de qualidade por laboratórios externos, independentes e certificados pelo regulador, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), sendo sucessivamente classificada com uma pontuação de 100% de qualidade.
À empresa chegaram, por email, apenas sete reclamações e questões sobre este problema. “Mas nas últimas horas foram postos a circular nas redes sociais, numa atitude de total irresponsabilidade, fotos e comentários sobre o fornecimento de água por parte da Penafiel Verde. As fotos são falsas, são retiradas de uma notícia da Rede Globo, do Brasil, de 2015, e têm como objectivo único pôr em causa a qualidade dos serviços prestados pela empresa municipal”, sustentou Vitorino Silva.
“Estamos a falar de dar a imagem da Penafiel Verde ser uma empresa irresponsável porque estava a servir aquela água às pessoas de Penafiel. “Estavam aqui pessoas responsáveis que não permitiriam que aquilo acontecesse. Se fosse verdade a quantidade de turvação que aparecia naquela fotografia o sistema tinha parado. É em nosso nome e dos trabalhadores que queremos repor a verdade. A irresponsabilidade das pessoas tem que ser penalizada”, defendeu António Barbeitos.
Os responsáveis pela Penafiel Verde acreditam que o objectivo foi criar desconfiança e alarmismo e causar prejuízos ao bom nome da empresa municipal.
O assunto está a ser analisado pelo gabinete jurídico e prometem levar a questão às autoridades competentes.
“Como consumidor e chefe de família digo que podem beber a água à vontade, não há perigo nenhum para a saúde pública”, concluiu António Barbeitos.