Até domingo, há oportunidades de emprego e de formação na VIII InVista – Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo de Paredes.
O evento, que este ano tem como palco a Praça José Guilherme, conta com cerca de 60 expositores.
A Câmara Municipal de Paredes acredita que a nova localização vai permitir dinamizar a cidade e o comércio tradicional.
Esta sexta-feira vão passar pelo certame cerca de 600 alunos das escolas do concelho.
“É uma experiência nova e acreditamos que é uma boa aposta”
A InVista foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, com uma animação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Vilela.
Hermínia Moreira defendeu que a vinda do evento para o centro da cidade vai permitir que mais pessoas tenham acesso a estas ofertas de empresas, escolas, universidades, IPSS, do Exército ou do IEFP. “É uma experiência nova e acreditamos que é uma boa aposta”, sustentou a vereadora da Educação. “Temos cá uma boa amostra da oferta formativa para que os jovens possam decidir o seu percurso com maior conhecimento”, afirmou ainda.
Também o presidente da Câmara Municipal de Paredes, entidade que promove o evento em parceria com o CLDS Horizontes de Inclusão, disse acreditar que a Feira de Emprego, Formação e Empreendedorismo vai “dinamizar a cidade e o comércio tradicional”. “Este é um evento direcionado para as oportunidades”, disse Celso Ferreira, lembrando que o desemprego no concelho está hoje abaixo da média nacional (9,5%), mas que este certame “contribui, de certeza absoluta, para reduzir o desemprego e aumentar as oportunidades de emprego à população”.
O autarca afirmou que é preciso continuar a trabalhar e frisou a importância da Casa da Juventude de Paredes, que oferece aos jovens um espaço onde podem começar a sua actividade profissional, e da vinda para o concelho, em Maio, de uma delegação do Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Até domingo, há empresas que estão a recrutar, como a Alento, a Talenter ou a Century 21. Este ano, com a nova localização e a hipótese de mais adultos visitarem a InVista, a Century 21 acredita que pode encontrar profissionais para integrar a equipa. “Estamos com boas expectativas. Temos o recrutamento em aberto todo o ano para a área comercial e estamos constantemente à procura de pessoas empreendedoras que queiram apostar neste negócio”, explica Sandra Moreira. “Oferecemos formação e uma carteira de negócios e clientes”, adiantou.
Os desempregados ou que procuram novas oportunidades de emprego podem ainda recorrer ao stand do IEFP ou dos cinco gabinetes de inserção profissional do concelho de Paredes.