A Rota do Românico participa na 45.ª edição da Feira Internacional de Turismo, a FITUR, em Madrid, Espanha, entre os dias 22 e 26 de janeiro.
Presença regular desde 2014, a Rota do Românico volta a integrar o espaço expositivo do Visit Portugal, localizado no pavilhão 4, do Parque IFEMA.
Durante o fim de semana, o espaço, aberto ao público em geral, contará com um vasto programa de atividades, incluindo degustações gastronómicas, provas de vinhos e apresentações de destinos, como o da Rota do Românico, que será promovido no sábado, 25, às 12h30.
Este ano, tendo o Brasil como país parceiro da organização, a FITUR prevê reunir, nos seus nove pavilhões, 9500 empresas e 884 expositores de 156 nacionalidades.
Em 2024, nos cinco dias, a FITUR registou mais de 250 mil visitantes, entre 153 mil profissionais e 97 mil de público geral.
A FITUR é um evento de referência global no sector do turismo e a feira líder no mercado latino-americano. Um certame ímpar para promover as marcas, lançar novos produtos, conhecer as tendências e aumentar os contactos.
Sobre a Rota do Românico, a estrutura reúne, atualmente, 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende), no Norte de Portugal.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.