A próxima edição dos Fins de Semana Gastronómicos, uma iniciativa do Turismo do Porto e Norte de Portugal arranca a 17 de janeiro, em Santa Maria da Feira e Vieira do Minho, e termina a 14 de dezembro em Paços de Ferreira.
Esta iniciativa, que contabiliza a 16ª edição, vai envolver 75 municípios que, em 32 etapas e ao longo do ano, através dos restaurantes e estabelecimentos de hotelaria de cada um deles, mostrarão as suas iguarias típicas, dinamizando a economia local.
Esta é uma das iniciativas público-privadas com “maior sucesso do Turismo do Porto e Norte, que ao longo de 15 edições realizadas, tem trabalhado no sentido de salvaguardar e divulgar sabores ancestrais e produtos endógenos com grande potencial gastronómico”, refere a organização, em comunicado enviado aos jornalistas.
Para Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, a gastronomia e os vinhos são uma mais-valia fundamental da região e “dos produtos que mais contribui para a coesão territorial entre os vários subdestinos, dando também uma importante ajuda para combater as dificuldades que a sazonalidade sempre coloca”.
A atratividade do produto “Gastronomia e Vinhos” está ainda demonstrada “na capacidade de fidelização a um determinado território e na oportunidade que abre para dinamizar outros segmentos turísticos, como o enoturismo, o turismo rural, o turismo patrimonial, o turismo de natureza, o wellness e vários outros”, considera ainda o responsável pelo turismo na região.
Os Fins de Semana Gastronómicos levam os municípios a elaborar, juntamente com restaurantes e unidades de alojamento, pacotes especiais para a data, com uma oferta mais estruturada, tendente a promover todo o seu território, incluindo descontos em entradas de museus, visitas guiadas e experiências endógenas.
São 908 os restaurantes aderentes aos Fins de Semana Gastronómicos, 680 alojamentos e 255 espaços de enoturismo público-privados que se associaram, que entre todos eles disponibilizarão mais de 200 receitas de iguarias típicas para todos os momentos de degustação.
Sendo uma iniciativa que se dirige, fundamentalmente, ao mercado interno alargado e que muito contribui para consolidar a qualidade da oferta no contexto nacional, os Fins de Semana Gastronómicos não perdem de vista os mercados de proximidade, como os da Galiza e de Castela e Leão.
A programação completa e os restaurantes aderentes já estão disponíveis on-line.