A chuva está de regresso, esta quarta-feira, à região do Tâmega e Sousa e a praticamente todo o país, onde se espera ainda trovoada e vento forte. Par além disso, são aguardadas poeiras do Norte de África.
Segundo previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), preveem-se “períodos de chuva ou aguaceiros na região Norte, em especial no Minho e Douro Litoral, que podem ser por vezes fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoada, estendendo-se à região Centro a partir do final da tarde”.
O vento vai soprar “fraco a moderado (até 30 km/h) de sueste, rodando gradualmente para sudoeste, e soprando moderado a forte (até 45 km/h) nas terras altas e na faixa costeira a norte do Cabo Raso, com rajadas até 70 km/h”.
A temperatura mínima também sobe, assim como a máxima.
Devido à previsão de chuva, seis distritos do norte de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo hoje e amanhã, devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoada.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.