Chama-se “Liberdade, sempre! Mário Soares, vida e obra” e é uma exposição de arte solidária, que reúne 28 artistas do Vale do Sousa, e que vai estar na Casa da Cultura de Paredes. A mostra conta com a curadoria de José Rosinhas e é inaugurada este sábado, 7 de dezembro, às 17h00, e pode ser visistada até ao próximo dia 5 de janeiro.
O Município de Paredes irá promover uma “Venda Solidária” no âmbito da exposição. As obras vendidas revertem em 30% para o artista e 70% para causa social ou 100% para causa social. A venda solidária das obras vai decorrer a 20 de dezembro.
Com esta exposição Paredes integra o programa das comemorações do Centenário de Mário Soares, ex-presidente da República e tido “como uma das maiores figuras da democracia portuguesa”, como destaca a autarquia. O político, que morreu em 2017, foi ainda um “lutador incessante pela defesa dos direitos humanos, da paz e da solidariedade entre os povos e um precursor do progresso social, económico e cultural”, acrescenta ainda a edilidade.
Para além de destacar Mário Soares, esta iniciativa pretende ainda promover a arte e os artistas do Vale do Sousa que vão contribuir para a angariação de fundos que visam “apoiar situações de carência e fragilidade existente no concelho de Paredes com o objetivo de apoiar “pessoas, famílias e grupos sociais desfavorecidos, com o objetivo de promover a melhoria das condições de vida a população”.
Do rol de artistas que vão estar presentes nesta mostra inlcuem-se A.fe, A. Reis, Ana Azélio, Ana Raquel Silva, Biamss, C. Alves, Camila Teixeira Gomes, Carla Maria Pinho e Ricardo de Souza«, Elsa Martins, Fátima Vieira, Gira, Helena Meireles, Inês Vieira, Isabel Ribas, Joaquim Merino, Luísa Pinheiro, Mafalda Rocha, Maria B., Nepotis, Nina Resendes, Olesya Mohosh, Paulo Pinto, Pedro Vale Moreira, Raquel Ferrás, Susana Verdial, Susy Rosária, Tiago Santos e Tiago Sousa.