São crianças e vão poder opinar sobre vários assuntos e participarem na procura de soluções para o município de Valongo. O grupo, que faz parte do Conselho das Crianças de Valongo, criado no âmbito da adesão do Município ao projeto internacional “La Città dei Bambini – A Cidade das Crianças”, idealizado e fundado por Francesco Tonucci.

O novo Conselho das Crianças de Valongo já tomou posse, para mais um mandato, numa cerimónia que se realizou na Oficina da Regueifa e do Biscoito, no âmbito da SEDL – Semana Europeia de Democracia Local, e contou com a presença do presidente da autarquia, José Manuel Ribeiro, acompanhado por alguns vereadores do executivo.

Francesco Tonucci, autor do livro A Cidade das Crianças, que deu origem à rede internacional City of Children, defende o protagonismo do olhar infantil sobre as políticas urbanas. Uma de suas célebres frases é que uma cidade boa para as crianças é uma cidade boa para todos. 

Porque se as cidades são amigáveis e incluem espaços para que sejam escutadas e para que brinquem, é muito provável que sejam bons lugares para todos viverem, diz o pedagogo, criador da Rede Mundial de Cidade das Crianças, que reúne 200 cidades no mundo que buscam debater e adotar iniciativas para integrar as crianças à vida urbana.

O raciocínio do italiano é de que se criamos espaços públicos mais amigáveis, como calçadas largas, ruas com trânsito calmo, mais áreas de lazer e com mais arborização, todos ganham, não apenas os mais novos, mas também os seus irmãos mais velhos, pais, avós e toda a comunidade.