Maria Rita Pisco Almeida Quintela Santos, de Aveiro, venceu o Prémio Literário Mendes Moreira. A edição deste ano teve como tema “25 de Abril” e contou com um júri composto por Isabel Alves Pereira, Nassalete Miranda e Vieira Duque.

Assim, Efeitos Secundários, de Maria Rita Pisco Almeida Quintela Santos, conseguiu o primeiro prémio, As Cinzas da Liberdade do Padre Marcos Araújo, de Sérgio Simão Raimundo, de Sintra, o terceiro, A Velha Louca, de Ana Sofia dos Santos Correia Pagarim Nunes, Palmela, arrecadou o terceiro.

As menções honrosas foram para Abril está na Rua, de Luís Manuel Felício Lourenço, de Moscavide e Despertar na Revolução, de Gabriela Rodrigues Frade, de Corroios.

Foram submetidos 178 textos, por 170 participantes oriundos de diversas regiões de Portugal e também de países como Brasil, Itália e Estados Unidos.

Após a entrega dos prémios, foi apresentado o livro História do Teatro de Revista de Paredes, de Luiz Oliveira, contribuindo para a oferta cultural da noite. Além disso, o evento “Noites Negras” incluiu atividades para todas as idades, como o Workshop de Aventura Sustentável com foco nos 5 R’s, promovido pela HUMB, e uma divertida caça às doçuras e travessuras no jardim da biblioteca, proporcionando às crianças uma celebração de Halloween lúdica e educativa.