O São Martinho já se comemora em Penafiel e quer promover, uma vez mais, as tradições da região. Esta é uma romaria secular é uma das maiores feiras comerciais do distrito do Porto que recebe milhares de visitantes.

Até 20 de novembro há castanhas assadas, muita gastronomia, mostras de artesanato, sem esquecer os carrosséis e a animação espontânea com grupos de concertinas, tunas académicas e outros grupos folclóricos e de cantares.

A Quinta de Puços, junto ao largo da Ajuda, acolhe duas tendas gastronómicas com as habituais provas do vinho novo e a gastronomia típica da região nas diversas “tasquinhas” presentes, das 10h00 à meia noite. Nos dias 17 e 20 de novembro, às 17h00, há magustos tradicionais de São Martinho.

A mostra e venda de artesanato estará em destaque, no Largo da Misericórdia, nos dias 16, 17 e 20, das 10h00 às 19h00. Hoje decorre das 14h00 às 19h00.

Ainda dentro da programação de São Martinho, está prevista no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, e até dia 17, a Rota Motard de São Martinho, organizada pelo Moto Clube Vale do Sousa, com o apoio da Câmara Municipal local. No dia 16, o Parque da Cidade de Penafiel recebe o 3ª Passeio BTT – Sentir o S. Martinho, a partir das 09h00, numa organização da Associação Clube BTT Penafiel.

Reza a lenda que a origem dos magustos está relacionada com o Dia de Todos os Santos, uma vez que se acredita que as pessoas preparavam bonitas mesas, onde colocavam castanhas assadas, para que os espíritos dos mortos da sua família aparecessem e as pudessem comer.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here