Foto: FIOMS (DR)

Valongo recebe já este sábado o primeiro concerto da 4.ª edição do Festival Internacional do Órgão e da Música Sacra (FIOMS), um evento que vai passar por algumas das igrejas mais emblemáticas locais, assim como pelos municípios do Porto, Maia, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Espinho, Vila do Conde, Amarante, Felgueiras, Paços de Ferreira, Oliveira de Azeméis e Arouca.

No total, até 1 de dezembro, serão realizados 40 concertos em 34 igrejas distribuídas por 12 municípios do Grande Porto e região Norte, com uma programação de prestígio que reúne mais de 400 intérpretes, incluindo organistas, coros e orquestras de renome internacional. Todos os concertos são de entrada livre.

Com a participação de mais de 30 organistas de 10 países diferentes, o FIOMS 2024 promete ser uma experiência enriquecedora para os amantes da música sacra e do órgão, oferecendo interpretações magistralmente executadas em igrejas históricas, cujo ambiente complementa a grandiosidade das composições.

Santuário de Santa Rita recebe primeiro concerto com o organista alemão Franz Hauk

O primeiro concerto terá lugar já este sábado, 26 de outubro, no Santuário de Santa Rita, em Ermesinde, às 21h30, e vai celebrar o 22.º aniversário do Órgão de Tubos, pelas mãos do organista alemão Franz Hauk, que tocará obras de Johann Sebastian Bach, César Franck, Felix Mendelssohn-Bartholdy e Louis Vierne.

O Requiem de Verdi, um dos concertos mais aguardados pelo público do FIOMS, também marcará presença no município. A Igreja Matriz de Alfena será palco deste concerto icónico, que juntará o Coro Polifónico da Lapa, o Coro Juvenil Pró-Música, o Coro da Associação de Música Sacra de Braga, Raquel Paulo, Cátia Morezo, Sérgio Sousa Martins, Rui Silva e a Orquestra Filarmónica Portuguesa sob a direção do maestro Osvaldo Ferreira, no dia 16 de novembro, às 21h00.

Ainda em novembro, a igreja Matriz de Valongo recebe mais dois concertos. No dia 2, pelas 21h30, destaque para o concerto de violino/canto e órgão protagonizado pela ucraniana Nataliya Stepanska e pela portuguesa Daniela Moreira.

O 19.º aniversário do órgão de tubos será celebrado na Igreja Matriz de Campo, ao som do concerto da eslovaca Monica Melcova, agendado para 10 de novembro, às 18h00. As obras de Antonio Vivaldi, Johann Sebastian Bach,Jean Baptiste Lully,Carl Philipp Emanuel Bach e Maurice Ravel vão ecoar nesta celebração.

Este festival é um “projeto intermunicipal de excelência” – José Manuel Ribeiro

José Manuel Ribeiro, autarca de Valongo, considera que este é “um projeto intermunicipal de excelência, que nesta edição inclui as Igrejas Matrizes de Alfena, de Campo e de Valongo, bem como o Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho da Mão Poderosa e de Santa Rita, em Ermesinde”. Através da música sacra, “organistas e músicos internacionais de alto gabarito proporcionarão momentos culturais de grande qualidade, dando vida aos imponentes órgãos de tubos existentes nesses templos sagrados, um património artístico e religioso do concelho, tão valioso e com tanto significado para a comunidade”.

A organização do FIOMS sublinha que esta quarta edição se assume “como o espaço onde a tradição encontra a inovação, onde o antigo é valorizado pelo novo, onde impera a descentralização e livre acesso à cultura, e onde o Órgão e a Música Sacra são o íman de convergência de todos os caminhos, os tradicionais e os menos convencionais”.

O diretor artístico, Filipe Veríssimo, acredita que “a música é a ponte para a valorização do inigualável património religioso e organístico da nossa região e por isso reativamos a ligação das populações de 11 concelhos de todo o Grande Porto e para além dele (de Amarante a Felgueiras, de Vila do Conde a Arouca) com os verdadeiros monumentos únicos que são as nossas igrejas com órgão de tubos e que acolhem os 38 concertos”.

Inserido numa região que acolhe mais de uma centena de órgãos de tubos, e o enorme potencial de desenvolvimento turístico da Área Metropolitana do Porto, o FIOMS contribuiu de maneira excecional para a afirmação da região não apenas a nível nacional, mas também internacionalmente.

Para mais informações sobre a programação completa, locais e artistas, deve ser consultado o site oficial do festival ou as redes sociais do FIOMS.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here