A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa (ULSTS) e a Associação de Futebol do Porto (AFP) apresentam-se com uma parceria estratégica que visa a promoção da saúde através do desporto. Esta colaboração prevê a implementação dos projetos ‘Walking Football’ e o ‘ABC da Bola’.

O primeiro é uma modalidade adaptada de futebol, a andar, destinada a pessoas a partir dos 50 anos, onde “não existem corridas, saltos, carrinhos ou cortes, visando sempre a proteção do praticante” e que tem como objetivo “incentivar a prática desportiva” e “promover a integração e o convívio de grupo em prol de uma vida mais ativa”.

Refira-se que, na época passada, a AF Porto organizou seis encontros e teve 263 praticantes federados, com adesão de 15 entidades em todo o distrito, entre Clubes, Misericórdias, Universidades Seniores, Juntas de Freguesias e IPSS.

Já o ABC da Bola é uma ideia pioneira que pretende “promover a melhoria das habilidades motoras fundamentais, usando a bola como ferramenta educativa na parte curricular da Expressão Físico-Motora, desde a Educação Pré-Escolar até ao 1º Ciclo do Ensino Básico”, especifica a ULS, em comunicado.

No total, este projeto abrange quase 4.000 crianças do distrito do Porto, com 19 agrupamentos escolares e 38 escolas integradas no projeto. Para este novo ano letivo, a intenção é duplicar estes números. O concelho de Penafiel está representado pelas Escolas Básicas de Cabeça Santa e Boelhe no projeto ABC da Bola, com cerca de 200 crianças a terem este primeiro contacto com a prática lúdico-desportiva.

Ainda segundo a ULS, esta parceria vai chegar, numa primeira fase, a 5000 pessoas.

O presidente do Conselho de Administração da ULSTS, adiantou, à margem da assinatura da parceria, que “o que se oficializa é resultado de uma conjugação de vontades entre duas instituições que querem falar de saúde e trabalhar por uma saúde melhor”.

Para Henrique Capelas este é um projeto diferenciador, porque, deste modo, é possível “mitigar problemas futuros e falar mais em prevenção, porque isso significa falar menos em doenças no futuro”.

Já José Manuel Neves, presidente da AF Porto, este protocolo abre a oportunidade de “interferir positivamente na vida de milhares de pessoas. Mais desporto significa mais e melhor saúde, não só física, mas também emocional”.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here