O Centro de Saúde de Freamunde, em Paços de Ferreira, vai começar a funcionar a energia solar, o que vai permitir uma poupança de consumos que ronda os 30%.

Os trabalhos já começaram e o autarca de Paços de Ferreira, assim como o vogal executivo do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, Hugo Lopes, assistiram ao início dos trabalhos para a instalação de um sistema fotovoltaico.

No âmbito da aposta na sustentabilidade, este equipamento irá permitir uma “poupança na ordem de 30% no consumo energético”, refere o município, em comunicado.

O sol é uma poderosa fonte de energia, sendo limpa, inesgotável e renovável, fundamental para a transição energética. Ele é a matéria‑prima da energia fotovoltaica, uma das fontes subaproveitadas da produção de energia elétrica no nosso país.

Neste âmbito, é certo que os edifícios são responsáveis por mais de um terço das emissões de gases com efeito de estufa na UE. A redução dessas emissões – quer através de uma maior eficiência energética quer da redução do consumo de energia – é crucial para alcançar a neutralidade climática até 2050, ano em que todos os edifícios públicos devem ser livres de emissões.