Já estava prevista há cerca de quatro meses, mas só agora o autarca Alexandre Almeida (PS) decidiu anunciar, e “para evitar qualquer tipo de especulações”, que Elias Barros deixa a vice-presidência do município, assim como os pelouros do Urbanismo e Atividades Económicas, porque o cargo se tornou incompatível com as responsabilidades profissionais que vai ter a partir de agora.
O anúncio foi feito esta tarde, em conferência de imprensa, e contou com a presença de todo o executivo de Alexandre Almeida que esclareceu ainda que a vice-presidência vai ser entregue a Paulo Silva que vai também estar na administração do SMAS. Já o Urbanismo passa a ser da responsabilidade de Tânia Ribeiro e as Atividades Económicas serão assumidas pelo próprio autarca.
Elias Barros não deixou de elogiar o líder do executivo, assegurando que, e apesar de abandonar o principal palco da vereação, vai “continuar como vereador (sem pelouros) até ao último dia”. O também empresário não deixou de sublinhar a amizade que o liga a Alexandre Almeida, elencando que “não poderia continuar a honrar o compromisso com o concelho e os paredenses de forma correta e honesta”, tendo em conta os desafios profissionais que se avizinham, recusando-se, no entanto, a especificar quais são.
Instado pelo VERDADEIRO OLHAR se esta decisão foi motivada por algum processo judicial que tem contra a sua pessoa ou a alguma das suas empresas, Elias Barros mostrou-se bastante irritado com a questão, apontando que essa interpelação “não faz qualquer sentido”.
Apesar de estarmos a pouco mais de um ano das eleições autárquicas, e de já se terem começado a escrever os guiões deste ato eleitoral em muitos dos municípios, Elias Barros descartou qualquer intensão de se perfilar como cabeça de lista em Paredes. “Nunca me passou pela cabeça ser candidato a qualquer cargo”, frisou.