A Câmara Municipal de Paços de Ferreira já adquiriu o terreno onde vai ficar o Centro de Saúde local. A escritura foi firmada esta semana esta semana e obra vai ficar orçada em mais de nove milhões de euros e tem um prazo de execução de dois anos.

A nova infraestrutura ficará localizada na Rua do Capitão da Praça,  nas imediações das piscinas municipais locais e o terreno ultrapassa os 17 mil metros quadrados.

Segundo comunicado da autarquia, o novo centro de saúde comportará sete unidades de saúde, são elas: as Unidades de Saúde Familiares de Citânia e Terras de Ferreira, assim como a Unidade de Saúde Pública (USP), o Centro de Diagnóstico Pneumológico, o Serviço de Atendimento Permanente (SAP), Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados e a Unidade de Cuidados na Comunidade.

O novo edifício tem quatro pisos e, na mesma nota, a edilidade assegura que será implementado com algum afastamento da zona de maior fluxo de trânsito, de forma a evitar constrangimentos.

Por outro lado, e uma vez que a Rua das Uveiras tem uma dimensão reduzida, será criada uma circulação viária que a ligará à artéria Capitão da Praça.

No Centro de Diagnóstico Pneumológico e no SAP a distribuição funcional será diferente pois foi necessário criar entradas de utentes diferenciadas do átrio principal. Nestes casos, é a partir do ponto de entrada que se sucedem primeiro os espaços dos utentes e depois os espaços reservados a profissionais.

O município lembra que, nesta altura, já decorrem as obras de requalificação do Centro de Saúde de Freamunde, o que vem “reforçar a qualidade deste serviço público tão importante para a população”.