A Novo Verde, a Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, apoia o lançamento do Wallie, um ecoponto doméstico de parede desenvolvido pela LIPOR, e vai integrá-lo numa campanha de sensibilização para a reciclagem de resíduos.
Este ecoponto, que já venceu um prémio de design internacional e é desenvolvido com plásticos reciclados provenientes de mesas e cadeiras em fim de vida, reflete a preocupação em promover um estilo de vida que contribui para a sustentabilidade do planeta.
Com um “design moderno e funcional” permite reciclar com estilo e utilizar o ecoponto como uma peça de decoração, já que é personalizável. Além disso, o Wallie foi desenvolvido para ser fixado na parede, o que possibilita aproveitar espaços livres, não dificulta a limpeza do chão e permite ter um ponto de reciclagem em qualquer ambiente da casa, explica a Lipor.
O Wallie é 100% reciclável e possui 89% de material reciclado na sua composição. Para além disso, o seu design plano permitiu reduzir o volume da embalagem em 40%. Cada Wallie suporta até 10 quilos e armazena um volume de até 22 litros, o que corresponde a 32 embalagens de leite espalmadas ou 12 por espalmar. Um saco interno, fornecido juntamente com o Wallie, permite o transporte dos resíduos até ao ecoponto de rua.
Assim, a Novo Verde vai oferecê-lo a várias escolas que fazem parte da campanha Geração Verdão, programa que faz parte da Estratégia Nacional para a Educação Ambiental. O prémio será entregue aos estabelecimentos de ensino envolvidos num dos seus desafios mais conhecidos, a Brigada Verdão, onde os alunos se tornam auditores e monitorizam a separação dos resíduos da sala de aula.