Já são conhecidos os rankings elaborados com base nos resultados dos exames do ensino secundário, divulgados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação. O Verdadeiro Olhar enfatisa a posição das escolas de Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo, com base nos dados avançados hoje pelo JN.
Os primeiros lugares são ocupados por escolas privadas e, neste caso, o Colégio Casa Mãe, em Paredes, lidera, em 5º lugar, a tabela destes estabelecimentos de ensino da região, com a média de 15,26. Seguem-se a o Externato Senhora do Carmo, em Lousada (15,23), que ocupa o sétimo. O Colégio Nova Encosta, de Paços de Ferreira, ficou em 11º (14,99), seguindo-se o Colégio de Ermesinde, em Valongo, em 12º, com média de 14,96.
Já pelas públicas, a Secundária de Vilela, em Paredes, que em 2023 tinha ficado em 543ª posição, subiu 482 lugares, tornou-se a melhor pública do distrito do Porto ao ficar em 61º lugar, com média de 13,27. O município regressa ao 91º posto do ranking, através da Secundária Daniel Faria, de Baltar. A Secundária de Penafiel conseguiu a 96ª posição.
Numa lista que ordena os 648 estabelecimentos de ensino público e privado, com mais de 100 provas realizadas no ano passado, é um facto que os colégios privados voltam a ocupar os primeiros lugares, tendo em conta a média obtida nos exames nacionais do secundário. As escolas públicas voltam a descer. Refira-se que, a primeira pública mais bem classificada ficou 39.º lugar. Ainda segundo este ranking, as escolas públicas com melhores resultados médios nos exames nacionais situam-se, na sua maioria, no Norte do país.
Penafiel está na cauda da tabela, com a Secundária de Pinheiro, em 549ª posição, antecidida pela Secundária Joaquim Araújo, em Guilhufe, que ficou na 546ª posicão.