Os vereadores da Coligação Penafiel Unido, que integra o PS e o RIR, dizem ter sido “enganados” pela Câmara Municipal quando votaram favoravelmente a mudança de instalações da Universidade Sénior do centro da cidade para a freguesia de Novelas.
A afirmação foi feita ao VERDADEIRO OLHAR pelo vereador socialista, Paulo Correia, a propósito do atual diferendo entre a autarquia e a Associação para o Desenvolvimento Integrado, Sócio-Cultural, Recreativo e Económico de Penafiel, a ADISCREP que já anunciou que vai acionar a justiça contra o município, porque esta mudança representa a “morte” da universidade.
Paulo Correia recorda que a troca de instalações foi levada à reunião de executivo, sendo que, na altura, os vereadores da maioria PSD , assim como o presidente da Câmara, garantiram que seria a “melhor alternativa” para o funcionamento da Universidade Sénior” e que esta decisão contava com a anuência da direção da associação.
Só que, a ADISCREP veio logo a público dizer que “tinha sido apanhada de surpresa”, manifestando-se peremptória contra esta possibilidade.
Perante isto, o PS levou à Assembleia Municipal uma proposta de “revogação da deliberação de cessação de contrato celebrado com a ADISCREP” à reunião de Câmara, a 4 de dezembro último, justificando que aquela estrutura tem um “papel inestimável junto da comunidade sénior” e que deve ser “estimada, acarinhada e valorizada” pelo poder político.
Mas a proposta acabou por ser rejeitada pela maioria PSD, apesar de “não ter sido uma decisão consensual dentro da coligação PSD-CDS/PP”, contou ainda Paulo Correia.
O vereador termina lamentando toda esta situação, tanto mais que, ao longo deste anos, a associação “fez benfeitorias no imóvel e, como tal, seria expetável que continuasse naquele espaço mais anos”. Mas, e caso não fosse possível, a autarquia “tem outros imóveis no centro da cidade e que seriam alternativa”.