Depois do sucesso da Noite Branca, onde atuou, entre outros, o DJ Kura, as festas de S. João de Sobrado continuam hoje e prolongam-se até dia 24.
Esta quinta-feira sobe ao palco Quim Barreiros e amanhã, 21 de junho, é a vez de Diogo Piçarra. Sábado e domingo, o palco vai ser dividido com Bárbara Tinco e Pete Tha Zouk e Fernando Daniel, artistas que antecedem a grande noitada.
O ponto alto da festa é então no dia 24 de junho, dia de S. João, com a realização da festa da Bugiada e Mouriscada.
Neste dia, Sobrado transforma-se num local onde se conjugam rituais, danças, sonoridades, cor, alegria e muita paixão. É assim a luta entre Bugios e Mourisqueiros pela possa de uma milagrosa imagem de S. João.
Considerada pela autarquia como “uma das mais importantes manifestações culturais do país”, este evento envolve “centenas de sobradenses” que, “ao longo de todo o dia, percorrem as ruas da freguesia representando uma lenda secular que engloba mouros e cristãos”.
“A Bugiada e Mouriscada é uma das maiores e mais genuínas tradições de Portugal”. Trata-se de “uma manifestação cultural ímpar em todo o mundo, que acontece uma única vez por ano, no dia de São João”, no Largo do Passal.
São cerca de 1000 participantes trajados que dão cor e vida à tradição ancestral, que todos os anos atrai dezenas de milhares de visitantes.
A ‘Bugiada e Mouriscada’, uma das logomarcas de Valongo, integra-se nas Festas de São João, de Sobrado.