Jornalista de Freamunde venceu Prémio Vasco Graça Moura

José Carlos de Vasconcelos tem 76 anos e é director do Jornal de Letras

0

O freamundense José Carlos de Vasconcelos, director do Jornal de Letras, Artes e Ideias e coordenador do gabinete editorial da revista Visão venceu o Prémio Vasco Graça Moura – Cidadania Cultural.

O anúncio foi feito hoje, no dia em que o poeta e ensaísta Vasco Graça Moura, que faleceu em 2014, completaria 75 anos.

O júri considerou José Carlos de Vasconcelos um “raro exemplo de persistência na imprensa portuguesa de âmbito cultural”. O nome recolheu unanimidade entre todos os membros do júri por se tratar de uma “personalidade que se tem afirmado em todos os domínios em que tem exercido actividade, como das figuras mais marcantes da vida portuguesa nos dias de hoje”.

“Para quem anda nestas coisas da Cidadania Cultural há quase 60 anos [este prémio] é, por um lado, um reconhecimento e, por outro, um estímulo”, disse o jornalista, poeta, escritor e advogado de 76 anos em declarações à Visão.

O Prémio Vasco Graça Moura é de 40 mil euros e é uma iniciativa da Estoril Sol e do grupo editorial Babel.

José Carlos de Vasconcelos é natural de Freamunde, Paços de Ferreira. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e começou a sua carreira como jornalista em 1966, no Diário de Lisboa. Foi dirigente da Associação Académica de Coimbra durante o período da ditadura e presidente da Comissão de Liberdade de Imprensa. Depois do 25 de Abril, foi deputado à Assembleia da República pelo Partido Renovador Democrático, que ajudou a fundar. Enquanto advogado, defendeu presos políticos durante a ditadura. Como jornalista, ganhou inúmeros prémios e foi, entre outros, director-adjunto do Diário de Notícias e fundador da revista Visão, onde ainda exerce funções de coordenador do gabinete editorial. É director do Jornal de Letras há mais 35 anos.