Os grupos AWU Galactic Girls, AWU Milkshakers, AWU Team e AWU Golden Grahams, de Valongo, vão competir no Hip Hop Internacional Portugal e lutar pelo Título Nacional de Hip Hop Dance, já a partir da próxima quinta, dia 25 de abril, no Complexo de Ténis da Maia.
Este é o maior evento nacional de dança hip hop, decorre até dia 28 de abril, e vai servir para apurar os melhores grupos, bailarinos nacionais e os representantes portugueses para o Campeonato Mundial de Hip Hop, a acontecer nos Estados Unidos, em Agosto deste ano.
Mais de 2000 bailarinos, de mais 200 grupos, vindos de todo o país, e com idades entre os seis e mais de 50 anos vão juntar-se num evento organizado pela Associação Portuguesa de Hip Hop Dance Crews, o município da Maia e a Federação Portuguesa de Dança Desportiva.
Além das seis divisões oficiais, o evento apresenta três não oficiais, são elas a Kids e Gold e a nova divisão Starters,
criada para quem quer competir pela primeira vez, “com zero stress e muita diversão”, explica a organização, em comunicado.
O Complexo de Ténis da Maia acolhe igualmente os World Moves Workshops, o Campeonato Nacional de
Breaking (masculino e feminino), a Red Bull Dance Your Style, a Inspiring Girls Talk, a Porto Dance Sessions Aoer
Party e um momento musical da consagrada banda “Bateu Matou”, a fechar o evento.
“Conexão, aprendizagem, parilha e superação são as palavras de ordem para estes grupos, que pretendem moldar “líderes, inovadores e visionários”, diz ainda a a organização.
Serão quatro dias onde a dança tem o papel principal, com a envolvência da competição, para além dos workshops que estão agendados e que vão contar com alguns dos mais relevantes bailarinos nacionais e internacionais, bem como as atuações e showcases de vários artistas nacionais.