A GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), detetou mais de 60 infrações e apreendeu mais de 20 animais, no âmbito de uma operação de fiscalização de explorações pecuárias, ocorrida no distrito do Porto.
Em comunicado, refere-se que “69 operadores deste tipo de exploração e sete veículos de transporte de animais vivos, tendo sido detetadas mais de 60 infrações e foram elaborados 44 autos de contraordenação no âmbito ambiental e 16 no âmbito geral, que foram enviados à Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV)”. Os militares apreenderam ainda 12 caprinos, nove suínos e um ovino.
Destes autos destaca-se a falta de registo de explorações, a falta de condições no alojamento para animais, a falta de identificação dos animais (ovinos, caprinos, suínos e equídeos), a falta de registo de explorações pecuárias e a falta de livro de registo de existência e deslocações dos animais.
No decorrer da ação, a GNR apreendeu também duas viaturas, por falsificação de documentos e utilização de matrículas falsas. Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Lousada.