Paredes abre as portas à primavera, de 21 a 24 de março, com o mercado de plantas e flores, montras decoradas, desfile de vestidos e chapéus floridos, tapetes de flores nas ruas, oficinas, workshops, exposições, chá e poesia, passeios de charrete e concertos. Estas são as iniciativas que fazem parte do programa de mais uma edição do “Primavera Festival da Flor”.
O evento vai enchera s ruas da cidade de Paredes e a Casa da Cultura de poemas do poeta Daniel Faria, de cores, perfumes e decorações de flores, numa bela homenagem à natureza e à celebração da poesia e da chegada da primavera.
De 21 a 24 de março, a charrete puxada por dois cavalos, um dos ex-libris da iniciatuva, “transmitindo aos seus passageiros a magia e o romantismo das principais ruas do centro da cidade de Paredes. Será um passeio gratuito e imperdível mediante marcação prévia. Recue assim aos tempos antigos e viva uma experiência memorável de ‘conto de fadas'”, revela a autarquia, em comunicado.
Na sexta-feira, dia 22, a organização do evento convida à diversão e à dança na festa “Sunset Flower Power” com animação DJ.
No fim de semana, dias 23 e 24 de março, o evento conta com o mercado de plantas e flores, na Avenida da República, aberto das 10h00 às 21h00, e com a construção de tapetes de flores na rua lateral da Casa da Cultura, a partir das 10h00, uma iniciativa da responsabilidade dos participantes das Juntas de Freguesia.
O sábado é ainda dedicado ao Chá de Chapéu, onde o chapéu é o mote para saborear um chá pelas 17h00, na Casa da Cultura, segue-se o concerto “Artischtas” às 21h30.
No domingo, a partir das 15h30, os jardins da Casa da Cultura transformam-se em passerelle para os desfiles de vestidos e chapéus de flores que enchem de colorido e glamour a tarde do último dia do evento que encerra com a atuação da Paredes Big Band.
Nesta edição do “Primavera Festival da Flor” há ainda o Workshop Herbáceo, o Curso de Biblioterapia, a Oficina “Chapéus de Flores”, a Hora do Conto, e exposições para visitar.
As flores são naturalmente o elemento principal do concurso das montras do comércio local. Assim, de 11 a 17 de março o público poderá votar na sua montra favorita, através dos QRcodes disponíveis no Facebook do Município e nas lojas aderentes.
O “Primavera Festival da Flor” é organizado e promovido pela Câmara Municipal, em parceria com a ASEP, a Associação de Empresas de Paredes.
Gastronomia junta-se às flores em Paredes
Paralelamente a este evento, decorre em mais uma edição dos Fins de Semana Gastronómicos, uma iniciativa promovida pela Entidade Turismo Porto e Norte de Portugal, em parceria com o município, que dá a conhecer os melhores sabores tradicionais e a gastronomia de nove restaurantes do concelho.
Assim, para além da diversidade da oferta cultural, é oferecida a oportunidade de provar “boa comida”. Da ementa dos três dias de evento há para degustar cabrito assado no forno a lenha acompanhado de arroz do forno e sopa seca. Paredes, conhecida também como “terra de tremoceiros”, junta o tremoço à ementa especial dos restaurantes locais.
Os “Fins de Semana Gastronómicos” sentam-se à mesa dos restaurantes aderentes: “Casa do Baixinho” (Paredes), Churrasqueira do Vasco (Paredes), Cozinha da Terra (Louredo), Cozinha do Românico (Baltar), Restaurante O Rei (Mouriz), Solar da Brita (Louredo), Taberna do Careca (Parada de Todeia), Tasca do S’Zé (Cristelo) e Temos Pena (Madalena).
A Casa de Louredo-Casa de Campo (em Louredo) foi o alojamento local que aderiu a esta edição.