É já na próxima sexta-feira, 1 de dezembro, que a nova rede de autocarros ‘UNIR’ se apresenta com um serviço renovado em todos os concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP), onde se inclui Paredes e Valongo, integrando o Andante em toda a região.
Para já, os horários ainda não estão disponíveis, mas já se podem conhecer as novas linhas que vão servir os municípios de Valongo e Paredes, assim como os restantes 15.
Apesar do arranque estar marcado para daqui a quatro dias, as concessionárias estarão ainda a receber veículos que vão renovar a frota existente, havendo atrasos na disponibilização de horários nas paragens de autocarro, por isso, a AMP alerta que esta é uma fase transitória e pede a “a compreensão de todos”.
A UNIR abrange um total de 439 linhas, que vão servir 17 municípios. Os horários vão começar a ser lançados por região, sendo que, neste momento, só estão disponíveis os que dizem respeito a Vila do Conde e à Póvoa de Varzim. Os restantes serão apresentados a qualquer momento no site da nova rede de autocarros.
Citado pela Lusa, o presidente da AMP, Vítor Rodrigues, reconhece a “grande inquietação, sobretudo de alguns públicos que têm mais dificuldade em olhar e manipular o site da UNIR na busca de informação”. Inicialmente, as escalas estão apenas disponíveis na internet, mas, a partir desta semana, vão ser colocadas nas paragens de toda a rede.
Praticamente todas as paragens existentes e que já são utilizadas pelas populações vão continuar ativas, algumas com novos nomes, mas, segundo a operadora, várias foram relocalizadas “para maior conforto e segurança dos passageiros”. Foram também adicionados novos pontos de paragem, em locais onde anteriormente não havia serviço de transporte público.
Todas as paragens terão identificação da zona, código e nome da paragem, número das linhas que por lá passam e respetivos destinos.
Está ainda previsto que os horários e a localização exata e em tempo real dos autocarros possam ser consultados através das aplicações de transporte público já usadas na cidade, como a “Move-me”.
Os autocarros da UNIR vão apresentar-se nos 17 municípios com as cores azul e branco, tendo alguns elementos coloridos.
A frota, que aproveita vários dos veículos já utilizados, foi renovada com 200 novos autocarros, diz a empresa que garante que 80% dos seus veículos cumprem com as atuais normas ambientais. Também estão assegurados mais horários, menor tempo de espera e uma área de cobertura mais alargada, como é descrito no site.
A rede inclui o título Andante, passe ou cartões pré-carregados, mas também é possível comprar um título único a bordo.
A divisão por lotes abrange os vários municípios e é feita desta forma: Norte Nascente, que inclui Santo Tirso, Valongo, Paredes, Gondomar – operado pela Nex Continental Holdings/Alsa; Norte Centro: Maia, Matosinhos, Trofa – operado pela Vianorbus (consórcio Barraqueiro e Resende); a Norte Poente: Póvoa de Varzim, Vila do Conde – operado pela Porto Mobilidade (consórcio Transdev, Auto Viação do Minho e Litoral Norte); a Sul Nascente: Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Arouca, Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra – operado pela Xerbus (Xerpa Mobility e Monbus) e a Sul Poente, com Vila Nova de Gaia, Espinho – operado pela Transportes Beira Douro (da Auto Viação Feirense)