No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, vai ser inaugurada, esta sexta-feira, 24 de novembro, pelas 18h00, em Lousada, a exposição “Unidos Venceremos! Protesto, sindicatos e greves no Marcelismo (1968-1974)”, de José Pacheco Pereira, historiador e comissário científico da iniciativa.
Desta exposição consta um primeiro levantamento exaustivo das greves e protestos no Marcelismo, que aponta para um número superior a 300 ocorrências, e informação obtida a partir da consulta de documentação inédita da Legião Portuguesa (LP) e da PIDE-DGS, que permite compreender os mecanismos da repressão da ditadura: PIDE-DGS, PSP, GNR e LP.
A exposição destaca ainda a participação das mulheres neste movimento de contestação, em particular das operárias ligadas aos têxteis e lanifícios, refere nota do município.
Esta mostra é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e da Ephemera – Associação Cultural, em parceria com Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Arquivo Nacional do Som, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal do Barreiro e CP – Comboios de Portugal.
A exposição vai estar patente no Espaço AJE até dia 31 de janeiro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às17h30.