Carlos Magalhães vai estar hoje em Ermesinde, Valongo, para apresentar a livro “Da Maia nasceu Portugal”. A atividade está agendada para as 15h00.
Na sinopse, lê-se que, “na linhagem dos ricos-homens da terra da Maia que a revolução separatista se engendrou. Também se, por volta de 1119, o príncipe Afonso passa a residir em Guimarães, sobre ele incide necessariamente a influência inalienável do arcebispo de Braga, D. Paio Mendes da Maia, segundo muitos o verdadeiro mentor das pretensões independentistas do nosso primeiro rei. Por tudo isto acreditamos que, no ocaso do século XI e no dealbar do século XII, Portugal Nasceu da Maia”.
Esta edição contou com o apoio da divisão da Cultura, da Câmara Municipal da Maia.
Carlos Magalhães nasceu em Valença, em 1954, e frequentou o Curso de Medicina da Universidade do Porto. Concluiu o Ciclo Especial de Artes Plásticas, da Escola Superior de Belas-Artes do Porto, e o curso de Doutoramento em Estudos do Património, na especialização de Museologia, da Faculdade de Letras do Porto.
Foi Professor do ensino secundário e superior cerca de 40 anos, tendo lecionado, entre outras, as disciplinas de História da Arte, Geometria Descritiva e Expressão Plástica.
Publicou livros de poesia, de património local e de didática da expressão plástica infantil e é autor de numerosos textos para catálogos de exposições de arte e de património.