O PS de Lousada quer trazer para a discussão pública o uso de telemóveis pelos alunos nas escolas. Na última Assembleia Municipal, o socialista João Fonseca mostrou-se preocupado com a “crescente pela dependência da utilização de dispositivos móveis nas escolas” e ainda com a “atitude” de alguns estabelecimentos de ensino “em proibir, indiscriminadamente, a utilização dos mesmos no contexto escolar”.
Por isso, o também professor, pediu ao município que, através do Conselho Municipal de Educação, considere a “organização de um debate informado e construtivo sobre o tema da utilização de dispositivos móveis nas escolas, envolvendo especialistas da área e com sensibilidades distintas”.
A discussão, que deverá ser aberta à participação de todos os elementos da comunidade educativa, como “pais, professores, alunos e outros intervenientes relevantes”, terá como objetivo “fornecer uma visão abrangente das várias perspetivas” sobre esta temática, permitindo a “elaboração de orientações claras e informadas para todos os agrupamentos de escolas do concelho.
O PS pretende que se evite “seguir tendências de forma irrefletida para garantir que as políticas educativas adotadas estejam em consonância com as necessidades e desafios do mundo contemporâneo”.
Pedro Machado, autarca de Lousada, considerou essencial que exista um procedimento comum, previamente debatido e informado, para que todas as escolas, caso assim o decidam, possam adotar o mesmo método.