Já arrancaram as obras de construção de uma variante à Estrada Nacional (EN) 15, que vai concluir a ligação da zona dos Lagueirões áquela via, no Alto da Serra, em Valongo. Os trabalhos devem estar concluídos em cerca de sete meses.

A empreitada vai custar cerca de 680 mil euros e inclui a construção do segundo troço para conclusão da interligação entre a EN 15, a A4 e a ER 209, e surge como uma alternativa à nacional 15, via de tráfego intenso e que atravessa o centro da cidade de Valongo.

A nova via permite ainda uma ligação célere a Alfena e à Maia, através de designada Via do Lombelho.

O troço em construção da Variante em Valongo, tem uma extensão de 450 metros e o perfil viário é de três metros para passeios, sete para faixas de rodagem e dois para o separador central, avança o município, em nota de imprensa. Este traçado tem por objetivo “conciliar a variante com as intenções viárias previstas no âmbito de obras a levar a cargo por particulares, abrangendo todas as inserções às vias contíguas”.

“Esta via será uma infraestrutura muito importante para a mobilidade inter-freguesias no concelho de Valongo”, mas alguns “obstáculos atrasaram as intenções do município, mas que foram agora ultrapassdos, justificou o autarca der Valogo, que acompanhou o auto de consignação da empreitada.

José Manuel Ribeiro assume que a Câmara Municipal vai continuar a apostar “na promoção da rede de transportes públicos e nos modos suaves de mobilidade, procurando também desviar dos centros das nossas cidades e vilas todo o tráfego rodoviário que for possível, através de alternativas como a que está em construção nos Lagueirões”.