Paredes vai promover a ‘Rota das Carreteiras’, uma iniciativa que pretende assinalar o Dia Mundial do Turismo, que este ano tem como tema “Turismo e Investimentos Verdes” e que visa estimular à sua recuperação e ao crescimento e desenvolvimentos futuros com a aposta nas pessoas, planeta e prosperidade.
O evento decorre no dia 30 de setembro, e tem como ponto de partida o Parque José Guilherme, em Paredes, pelas 8h30, onde começa um percurso de cerca de sete quilómetros pelas antigas carreteiras.
A participação é gratuita, mas precisa de inscrição obrigatória, que pode ser feita até ao dia 27 de setembro, na página da Câmara Municipal de Paredes.
Na primeira metade do século XX, as estradas da Rota dos Móveis, no norte de Portugal, eram percorridas por estas mulheres que, muitas vezes andavam quilómetros descalças, para entregarem encomendas transportadas às costas, como cadeiras, bancos, cómodas e guarda-fatos.
As viagens com partida de Lordelo, em Paredes, terminavam no Porto, na Póvoa de Varzim, em Lamego, Lousada e noutras localidades em redor.