Está tudo apostos para o início do novo ano escolar e, com ele, há dez escolas do município de Lousada que foram alvo de uma intervenção que ultrapassa os 930 mil euros, sendo nque 650 saíram dos cofres do FEDER, o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, e cerca de 276 mil foram da autarquia.
As intervenções envolveram jardins-de-infância e escolas do 1.º ciclo, que tiveram obras no âmbito de um programa de beneficiação e modernização para a requalificação e eficiência energética, com vista à melhoria de conforto dos espaços.
Os trabalhos foram efetuadas através de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte e integram-se no objetivo temático 10 – “Investir na educação, na formação, nomeadamente profissional, nas competências e na aprendizagem ao longo da vida”.
As escolas intervencionadas foram a EB de Carmo, em Santo Estevão de Barrosas, a EB Estrada do Meio, Macieira, a EB de Telheiro, S. Miguel, a EB de Lustosa, a EB de Pias, a EB de Boim, a EB do Torno, EB Vilar do Torno e Alentém, a EB de Igreja, Figueiras, EB de Campo, Nevogilde.
Estas obras encontram-se em fase de conclusão e incluíram a colocação de caldeiras a pellets e substituição da iluminação interior com lâmpadas de tecnologia LED.
Foram ainda realizadas intervenções diferenciadas em algumas escolas como reparação de estores e persianas, pintura de paredes e novos equipamentos como ocorreu no parque infantil, na EB de Telheiro, Cernadelo. No Pavilhão Polivalente da EB de Pias foi colocado equipamento de ar condicionado e no jardim-de-infância foram substituídos os envidraçados por vidro duplo e alumínio com corte térmico, como especifica nota do município.
Na EB de Boim, o logradouro foi reparado e colocado isolamento nas paredes exteriores. Na EB Vilar do Torno e Alentém foi feita a limpeza da cobertura do edifício, retificada a caixilharia e colocados estores exteriores, decorrendo a instalação do sistema de aquecimento. As intervenções na EB de Igreja, Figueiras, contemplaram a colocação de pavimento cerâmico no interior, limpeza de fachadas e pinturas interiores.
A EB de Campo, Nevogilde, teve intervenções no jardim-de-infância, com a substituição de parque infantil, a colocação de estores exteriores e a construção de sala de prolongamento.
Paralelamente a estes projetos, estão ainda a ser intervencionados noutro âmbito escolas como a Básica da Boavista, Silvares, que se encontra em fase de conclusão.
Aqui, o investimento ascendeu a 314 mil euros, financiado no âmbito de candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte, com uma taxa de cofinanciamento de 84%, a que corresponde um apoio total de FEDER no valor de 263 535 euros.
O valor investido pelo município é de cerca de 51 mil euros. As obras contemplaram a substituição da cobertura, iluminação interior com lâmpadas de tecnologia LED, instalação de aquecimento por pellets e ainda arranjos e pinturas.
Pela EBS Lousada Oeste, em Nevogilde, no âmbito de candidatura ao mesmo programa governamental, estão atualmente na terceira fase, cuja finalidade é solucionar problemas de infiltrações, sendo que a primeira está concluída e inclui intervenções nas fachadas, coberturas, balneários e remoção do revestimento em fibrocimento, entre outros. Já a segunda fase também foi concluída com a criação de salas e a melhoria das condições ao nível de conforto térmico.
Atualmente, com esta terceira fase de obras, o investimento total aprovado ascende a 2 325 132 euros, com investimento elegível de cerca de 2 291 029 euros e uma taxa de cofinanciamento de 85%, a máxima prevista para a candidatura, correspondendo a um apoio total de FEDER, após reforço, de 1 947 375 euros. Já o município suporta 377 757 euros da obra.
Também nesta altura está a decorrer a terceira fase das obras de beneficiação na Escola Básica e Secundária Lousada Norte, em Lustosa, onde estão a ser resolvidos problemas de infiltrações. Já foram reparadas as paredes exteriores com pintura, corregidas as anomalias no pavimento e a ampliado o Pavilhão Desportivo. Também foram realizados trabalhos para a melhoria da funcionalidade de espaços, com a criação de novas salas e melhorias das condições de conforto térmico.
Está a decorrer a última parte da intervenção, num investimento total que ascende a 2 297 335,26 euros, com uma verba elegível de 2 152 699 euros e uma taxa de cofinanciamento de 68%, correspondendo a um apoio total de FEDER, após reforço, de mais de um milhão e 400 mil euros, sendo que cerca de 900 mil euros são suportados pelo orçamento municipal.
A Escola Básica Lousada Este, em Caíde de Rei, não ficou de fora desta equação e tem o processo de obras, no âmbito do mesmo programa e está em fase de conclusão.
Os trabalhos tiveram como finalidade resolver problemas de infiltrações, permitindo melhorias ao nível de conforto térmico, com intervenções no pavilhão, pinturas, colocação de caixilharia e aquecimento, explica a edilidade.
Atualmente, com esta segunda fase de obras, o investimento total aprovado ascende a um milhão e 800 mil euros, com um investimento elegível de cerca de um milhão e 821 mil euros e uma taxa de cofinanciamento de 64%, o que se traduz num apoio total de FEDER, após reforço, de mais de um milhão, sendo que mais de 711 mil são suportados pelo município.