A Câmara Municipal de Paredes vai comparticipar, com cerca de 1,2 milhões de euros, a construção de duas novas unidades para idosos, em Vilela e Bitarães, num investimento total de 3,5 milhões de euros.
O centro de dia e apoio domiciliário, da Associação para o Desenvolvimento de Vilela, designado de “Obra Social S. José”, destina-se a acolher 40 utentes e inclui um apoio domiciliário para 30 pessoas.
O valor total do projeto ultrapassa os 980 mil euros e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo que a autarquia de Paredes comparticipa em cerca de 351 mil euros. O prazo de execução é de 18 meses.
O município de Paredes já apoiou financeiramente o projeto com quase 18 mil euros, que serviram para elaborar os projetos técnicos de execução da obra, como licenciamento das especialidades e arquitetura.
O autarca local esteve na implantação da primeira pedra, numa cerimónia onde marcaram presença, entre outras individualidades, o tesoureiro da Junta de Freguesia de Vilela, José Silva, o presidente da Associação de Desenvolvimento de Vilela, José Barros, e o padre Paulo Pinto, assim como representantes de instituições e associações locais.
Também já colocada a primeira pedra na estrutura residencial, a construir em Bitarães, um equipamento orçado em mais de dois milhões de euros, feito ao abrigo do PRR, e que conta com a comparticipação da autarquia em 829 mil euros e que vai abranger 36 utentes, em lar residencial, e 40 no apoio domiciliário..
Também neste caso, a edilidade investiu 50 mil euros na elaboração dos projetos técnicos de execução da obra, nomeadamente, licenciamento das especialidades, arquitetura e execução.
O prazo para fazer a nova estrutura é de dois anos.
Nesta cerimónia estiveram presentes o presidente da Casa do Povo de Bitarães, Mário Rocha, o padre Armando Neto, assim como representantes de instituições e empresas locais, entre outros.