Valongo, a par de Braga, Câmara de Lobos e Guimarães foram seleccionadas para a edição 2023-2025 do ‘Desafio Cidades Inteligentes’, Intelligent Cities Challenge – ICC, uma iniciativa da Comissão Europeia, que visa apoiar a transição verde e digital das cidades.
Os quatro municípios portugueses fazem parte de uma lista de 64 cidades, pertencentes a 17 países europeus. Além de Portugal, estão na corrida Espanha, Grécia, Itália, Roménia, Irlanda, Alemanha, Polónia, Bulgária, Chipre, França, Países Baixos, Croácia, Luxemburgo, Finlândia, Hungria e Suécia.
Durante os próximos dois anos, as cidades participantes vão integrar uma rede de municípios que irá partilhar experiências, receber mentoria personalizada e apoio especializado, além de ferramentas de capacitação, com o objectivo de acelerarem o desenvolvimento inteligente e sustentável dos seus territórios, revela o Jornal de Negócios.
Valongo epete a participação no ICC, depois de se ter estreado em 2020. Numa nota deixada nas redes sociais, a autarquia de Valongo refere que “é com muito orgulho” que participa nesta iniciativa, que envolve quatro municípios portugueses.
Dana Eleftheriadou, Chefe da Equipa de Cidades e Proximidade, DG GROW na Comissão Europeia afirma que “as cidades são o coração pulsante da economia europeia” que esta nova fase do Desafio das Cidades Inteligentes oferece-lhes “a oportunidade primordial de se destacarem como uma Cidade Inteligente Europeia”.
O programa tem a duração de 24 meses e decorre até maio de 2025.
A par da mentoria, as cidades vão agora participar em formações de grupo, eventos e acções de planeamento colectivo com vista à transição verde e digital.
Para bons inteligentes: ERMESINDE é cidade e ideias não faltam…
Comments are closed.