Foto: Pexels/Life of Pix

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, em parceria com o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, retoma, na próxima terça-feira, dia 11, o ciclo de encontros informais de empresários e empreendedores, com um business sunset dedicado à temática da digitalização nas Pequenas e Médias Empresas (PME).

O encontro terá lugar na CIM do Tâmega e Sousa, em Penafiel, às 18h00, e “vem dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com o tecido empresarial da região, estimulando-o para o empreendedorismo, a competitividade e sustentabilidade”.

Assim, conscientes do impacto que a digitalização tem assumido nas PME da região, a organização pretende dar a conhecer os “benefícios, tanto em termos de produtividade como de poupança de recursos, e os apoios existentes para a digitalização das empresas”, explixa a CIM, em comunicado.

O encontro traduz-se numa conversa informal, e conta com a presença de César Araújo, presidente da ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e de Confeção e proprietário da Calvelex – Indústria de Confeções, e Élio Maia, proprietário da FAL – Fundição do Alto da Lixa, dois empresários da região ligados aos setores do têxtil e vestuário e da metalomecânica, respetivamente, e com a perspetiva institucional, com Jorge Oliveira, representante do IAPMEI, I.P. – Agência para a Competitividade e Inovação.

A conversa será moderada por Patrícia Castro, consultora de inovação da Artnovion.

A entrada no evento é livre, mas sujeita a inscrição prévia. Os interessados podem inscrever-se no sítio da internet da CIM do Tâmega e Sousa, acessível em www.cimtamegaesousa.pt.

O business sunset “Onde se inventa a digitalização, inventa-se um futuro.” enquadra-se no plano de ação para a promoção da digitalização das PME desenhado pela CIM do Tâmega e Sousa para a região no âmbito do DigiBEST – Digital Business EcoSystem Transformation, um projeto europeu na área da promoção da competitividade das PME através da sua transformação digital.

Recorde-se que, no âmbito do projeto DigiBEST, a CIM do Tâmega e Sousa assumiu a organização da primeira visita de estudo, que decorreu nesta região em dezembro de 2019.

O principal objetivo do projeto é promover a competitividade das PME através da sua transformação digital, propondo soluções para aumentar sua capacidade de usar tecnologias avançadas e novas abordagens de negócios inovadoras, traduzindo-se na melhoria do desenvolvimento económico geral e do emprego.

O projeto DigiBEST é cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do programa Interreg Europe, num total de 1,14 milhões de euros.

Para além da CIM do Tâmega e Sousa, integram o projeto o Ministério da Proteção Ambiental e Desenvolvimento Regional da República da Letónia, a Universidade da Letónia, a Região de Trøndelag (Noruega), a Svilluppo Basilicata SPA – Agência de Desenvolvimento Regional (Itália), a Província de Granada (Espanha) e a instituição financeira Austria Wirtschaftsservice Gesellschaft (Áustria).