Chama-se “Pintura e Loucuras” e é a exposição de pintura que está patente na Biblioteca Municipal de Paredes, da autoria de Cristina Sardoeira.
É em Amarante com 11 ou 12 anos que, percorrendo com muita assiduidade as salas do Museu Amadeu de Sousa Cardoso, me se apaixona pela pintura.
Em 2012, começou na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde experimentou, inicialmente, todas as técnicas de pintura. “O óleo é escolhido como material de eleição. O realismo é adotado, desde o início. A figura humana fascina-me. À medida que vou pintando, cada vez mais a ironia está presente na minha obra”, revela a pintora.
“Crio sempre uma imagem inicial, algo que dê ao observador a possibilidade de pensar e criar uma livre interpretação. Uso frequentemente a minha própria imagem”.
Assim, gosta que, quem observa os seus trabalhos se “questione sobre o que lhe é mostrado”, tendo como fonte de inspiração o pai, que, “com o seu excelente bom humor, me deu uma grande lição de vida, os pintores António Carneiro e Acácio Lino e o caricaturista Manuel Monterroso”.
A mostra está patente até ao dia 10 de agosto, com o horário de segunda a sexta, das 9h00 às18h30, e, aos sábado, das 9h00 às 13h00.