São 60 árvores de porte monumental que podem ser, a partir de agora, visitadas e revisitadas no livro ‘Gigantes Verdes’, uma publicação que vai ser apresentada sexta-feira, pelas 18h30, na Mata de Vilar, em Lousada.
A monografia apresenta uma seleção de árvores que passam a ser “embaixadores dos mais de 7400 gigantes verdes” do município” e que contam a sua história em palavras e em imagens. Este trabalho pretende manter viva a memória presente e futura destas árvores que podem ser folheadas numa obra impressa, ou ainda experienciadas através da Rota dos Gigantes Verdes, roteiro de visitação também proposto no livro, refere o município.
“Gigantes Verdes” é, então, a designação, da mais recente publicação do Plano Municipal de Leitura Ambiente, em que se pode ler que “em Lousada, território disputado por pessoas e natureza, há árvores que nos contam a história destas gentes, desta vila. Há árvores que unem gerações. Há árvores que mantêm os campos férteis. Há árvores que dão cor às ruas. Há árvores que são nossas, mas que são de todos Há árvores. E, havendo árvores, há o amor e a admiração que servilmente lhes devotamos”.
As vagas para a sessão de apresentação do livro são limitadas, sendo necessária inscrição prévia, através do formulário disponível em https://forms.gle/KxG1L7FA1jp5HRh16
Quem estiver presente na apresentação vai receber um exemplar do livro.