O Pavilhão Desportivo de Recezinhos vem preencher uma lacuna que existia a norte do concelho de Penafiel. É, portanto, “um ato de justiça para estas terras” poderem contar com um novo equipamento que foi inaugurado este domingo, num investimento de um milhão e 300 mil euros. A verba saiu, na sua totalidade, dos cofres municipais.
O desabafo foi do presidente da Câmara Municipal que adiantou ainda que, brevemente, será inaugurada uma outra estrutura semelhante, mas em Paço de Sousa. São equipamentos que mostram a “coesão territorial” do território, porque as autarquias têm que “promover, sobretudo, as freguesias mais periféricas”, já que as pessoas destas zonas “têm mais custos ao deslocarem-se à sede do concelho”.
Antonino de Sousa sublinhou ainda o facto de esta obra ter implícita uma política do município que visa “dar oportunidade” a todos os penafidelenses de praticarem desporto que, cada vez mais, é sinónimo, não apenas de lazer, mas “de saúde.
É evidente que a Câmara Municipal não pode fazer um pavilhão em cada freguesia, mas estas infraestruturas estão a a ser edificadas em pontos estratégicos do município, de forma a servirem toda a população. A título de exemplo, recordou o investimento já feito em Castelões, com um campo sintético, e São Mamede, que já conta com um polidesportivo e um parque de lazer. Seguindo-se, em breve, o cortar da fita em Paço de Sousa.
Presente na inauguração esteve também o presidente da Associação de Futebol do Porto, que sublinhou que sem o apoio das autarquias não há desporto, considerando que este é um espaço único que vai possibilitar às populações todas as condições para a prática desportiva.
Já para o presidente da Junta, Eduardo Silva, esta obra, há muito ansiada, traduz-se na concretização de “um sonho” para as gentes das terras de Recezinhos.