O ex atleta Ricardo Alves, mais conhecido como Tarantini, vai ser o orador de uma palestra subordinada ao tema “A minha causa”, que decorre na Escola Profissional Vértice, Escola Secundária de Paços de Ferreira e de Freamunde, que vai abordar “o desenvolvimento e as transições”.
Esta conversa surge no âmbito do CLDS 4G Guerreiros a Capacit@r, um programa que visa a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social, assim como a promoção da igualdade e a capacitação da comunidade, com instrumentos que proporcionem o bem-estar da população.
Este projeto começou em julho de 2020, é cofinanciado pelo POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.
É promovido pela autarquia de Paços de Ferreira e tem como entidades parceiras locais a Profisousa e a Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso.
O antigo médio, de 39 anos, que se notabilizou ao serviço do Rio Ave, e que depois de terminar a carreira, em 2021, assumiu o cargo de treinador adjunto da equipa do Famalicão, da I Liga, viu a sua tese, apresentada na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, subordinada ao tema “O perfil atlético dos jogadores de futebol portugueses nos últimos 50 anos”, ser aprovada por unanimidade, por um painel de seis docentes, .
O trabalho de investigação, com três artigos já publicados em revistas internacionais da especialidade, aborda o desenvolvimento das carreiras dos jogadores de futebol e o planeamento do final das mesmas, na sequência do projeto que criou sobre a temática, apelidado “A Minha Causa” que pretende fala sobre os riscos de os jovens apostarem tudo num futuro que pode nunca acontecer.