Como já tinha anunciado, a Câmara Municipal de Valongo passa a suportar “30% do custo dos cabazes da semana do projecto O Mercado” para permitir uma descida do preço destes cabazes com fruta e legumes que as famílias podem adquirir todas as semanas no concelho.
A meta é, diz o município, “que as famílias do concelho continuem a consumir e/ou aumentem o consumo de hortícolas e frutícolas de produção local”, estimulando assim “o acesso a uma alimentação mais saudável”.
O cabaz “versão família”, com quatro a cinco quilos de produtos, passa a custar cinco euros, enquanto o Super Família, com oito a nove quilos, custará nove euros. A comparticipação da autarquia por cada cabaz vendido será de “2,5 e de 3,5 euros”, respectivamente. Esta alteração de preços já está em vigor.
“Com esta iniciativa conseguimos garantir um acesso mais facilitado a produtos frescos, de qualidade, e a preço justo. O Mercado é um projecto que tem três grandes virtudes: coloca na mesa dos valonguenses mais frutas e mais legumes frescos do que era habitual; é um processo totalmente digital na encomenda e até ao momento da entrega do cabaz; e tem um preço muito acessível, possibilitando o acesso a todos os extratos socio-ecónomicos, precisamente para incutir novos hábitos que, a seu tempo, também irão beneficiar a economia local e a qualidade de vida da população”, acredita o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro.
Recorde-se que este projecto foi criado em 2020, em articulação com a Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Concelho de Valongo, “com o objectivo de contribuir para melhorar os hábitos alimentares da população do concelho de Valongo facilitando o acesso a fruta e legumes de qualidade, produzidos localmente, com preços acessíveis”.
Os primeiros dados sobre a avaliação do projecto, divulgados recentemente, demonstraram que 36% dos consumidores de cabazes passou a comer mais legumes e 44% das famílias passou a consumir produtos que não comprava habitualmente.
A meta da autarquia passa também por alargar o número de pontos de venda. Actualmente, estes cabazes são entregues semanalmente em quatro pontos de recolha, nas cidades de Alfena (Atlético Clube Alfenense), Ermesinde (Loja da Cooperativa dos Produtores Agrícolas do Concelho de Valongo e junto ao Fórum Cultural de Ermesinde) e Valongo (Apeadeiro de Susão).
Mais informações e encomendas aqui.