João Cordeiro da Costa é médico e foi nomeado recentemente membro do Conselho Europeu de Acreditação em Pneumologia, o que lhe trouxe “grande satisfação, porque mais do que o conhecimento, significa o reconhecimento num projecto científico continuo”, apontou ao Verdadeiro Olhar.
Trabalha em Gondomar, onde é director do Serviço de Pneumologia do Hospital Fernando Pessoa e, apesar de não ser natural de Lousada, é naquela vila que quer ver os filhos crescerem. Porquê? Porque “tem qualidade de vida, é sossegada, mas permite-nos ter muita liberdade”. Também ali tem “familiares e amigos”. Além disso, o médico sublinha a “localização estratégica” deste município, tendo bons acessos, o que faz com que “fique perto de tudo”.
Antes de integrar a equipa da unidade hospitalar de Gondomar, entre 2016 e 2021, João Cordeiro da Costa Médico foi médico assistente no Centro Hospitalar de Leiria.
O pneumologista, que tem como áreas de especialização e diferenciação a asma, as bronquiectasias, a medicina do sono, as técnicas pleurais, a broncoscopia e o estudos de função respiratória, é ainda investigador no ciTechCare, Centro de Cuidados Inovadores e Tecnologia em Saúde, sendo uma unidade de investigação multidisciplinar do Politécnico de Leiria, dedicada a fornecer soluções para melhorar os cuidados de saúde e tecnologias de apoio ao diagnóstico e instrução precoce.
Agora, e com esta nomeação a acrescentar ao seu currículo, João Cordeiro da Costa explicou ao Verdadeiro Olhar que passa então a integrar a EBAP, uma organização internacional sem fins lucrativos, independente, que visa “avaliar e acreditar actividades de formação médica contínua na área da Pneumologia, de acordo com critérios de qualidade muito restritos”.
Com 38 anos, é de salientar que o pneumologista tem ainda múltiplas publicações, como autor principal ou co-autor, em revistas científicas, contabiliza participações em reuniões nacionais e internacionais, assim como em cursos pós-graduados em Portugal e no estrangeiro como assistente ou palestrante, e é revisor científico de múltiplas revistas.
Para além do trabalho, João Cordeiro da Costa é atleta federado de polo aquático, um desporto que começou a praticar ainda muito novo, com 13 anos, tendo já conquistado medalhas e taças em competições nacionais e internacionais. O médico integra o Clube Lousada Séc XXI.
Apesar de ter uma vida muito preenchida, é a Lousada que regressa ao final do dia para usufruir da família, do desporto e do descanso, conseguindo, assim, um “equilíbrio, uma vez que as restantes horas são vividas com o objectivo de fazer mais pelos outros, melhorando-lhes a sua qualidade de vida. O que tem conseguido.