Explicar aos moradores a intervenção que está a ser feita no Bairro Dr. Abílio Moreira, em Lousada, foi o objectivo da visita realizada por elementos da autarquia, nomeadamente o vereador responsável pela habitação, assim como o presidente da União de Freguesias de Cristelos, Boim e Ordem, Eduardo Vilar.
Os trabalhos, a realizar em 200 habitações e orçados em 4,5 milhões de euros, visam “a melhoria térmica e eficiência energética”.
A edilidade dá conta que os moradores do bloco H, o primeiro a ser intervencionado, avançaram que já se notam “melhorias em termos de temperatura”, sendo que ainda vão ser substituídas as caixilharias.
As obras decorrem nos 10 blocos de habitação e envolvem ainda as “acessibilidades para os moradores, as remodelação das galerias exteriores de circulação, a requalificação da cobertura com novo revestimento de chapa isotérmica, substituição de caleiros, renovação das redes de abastecimento de água, drenagem de águas pluviais, infra-estruturas de telecomunicações de edifício e eletricidade e qualificação da imagem urbana”, especifica o município.
Recorde-se que o concurso para a empreitada de requalificação do Bairro Dr. Abílio Alves Moreira, no centro da vila, em Dezembro de 2021 e está orçada em 4,5 milhões de euros (já com IVA) e tem um prazo de execução de 450 dias.
A obra incidirá em 10 dos 12 blocos habitacionais. O IHRU é proprietário da maioria, mas o empreendimento é de propriedade mista, já que há inquilinos que compraram as suas fracções.