Boa tarde e bom ano!
Por esta altura, o VERDADEIRO OLHAR destaca as figuras e os factos que, na nossa opinião, mais marcaram a região no ano anterior. Este ano não é excepção, por isso, divulgámos os que para nós foram os protagonistas do ano de 2022.
Pessoalmente, gostaria de destacar a distinção para “Político do Ano” e que atribuímos à ex-vereadora da Câmara Municipal de Penafiel, Susana Oliveira. O destaque não é apenas pelo que fez em 2022, mas pelos encadeamentos futuros que a sua renúncia trará.
Como referimos “a forma como se entra num projecto político é importante, mas a forma como se sabe sair diz ainda mais das pessoas”. E na hora da saída, ao renunciar ao seu mandato de vereadora, Susana Oliveira foi idêntica aquilo que foi enquanto autarca: serena, determinada e coerente.
Susana Oliveira chega a vereadora, em 2009, pela mão de Alberto Santos, o presidente da câmara que antecedeu o actual. De 2013 e 2021 foi vice-presidente da câmara municipal. Nas últimas eleições, sem qualquer explicação, Antonino de Sousa, o presidente da autarquia, decidiu não nomear um vice-presidente, para uns meses depois dar o dito por não-dito e nomear outro vereador.
Se na altura a atitude de Antonino de Sousa deixou Susana Oliveira desconfortável, a nomeação de um vice-presidente poucos meses depois deixou-a desagradada e com uma imagem pública de despromoção, o que me parece injusto, quer pelo trabalho que a vereadora desenvolveu, quer pelo peso político que tem e que Antonino de Sousa subestimou.
Como “quem não se sente não é filho de boa gente” e “quem está mal, muda-se”, no início de Dezembro, Susana Oliveira fez um vídeo onde explicava os motivos que a levavam a abandonar a vereação e, esta semana, renunciou ao cargo de vereadora.
Susana Oliveira podia ter simplesmente entregado os pelouros e manter-se como vereadora. Mas, tal como fez ao longo de 13 anos, optou por sair sem criar guerras, deixando espaço para que o presidente da Câmara faça a gestão como bem entender.
Tudo isto terminaria aqui se isto não tivesse aberto uma caixa de pandora que, provavelmente, marcará a política local de Penafiel nos próximos tempos.
Antonino de Sousa menosprezou o poder político de Susana Oliveira e, acima de tudo, o das personalidades políticas que ela representa. Por isso, certamente, não estaria à espera de um mar de apoios à ex-vereadora vindo de militantes e até da própria população.
Entre esses apoios está o de Alberto Santos, o ex-presidente da câmara e actual presidente da Assembleia Municipal. Num artigo de opinião publicado no quinzenário Imediato, Alberto Santos escreve sobre a gratidão a Susana Oliveira e afirma que “sejam quais forem as razões que a levaram a sair, nunca serão tão fortes como as que a deveriam fazer voltar”.
A saída de Susana Oliveira, aliada ao facto de Antonino de Sousa não poder voltar a recandidatar-se, deixa a descoberto que o PSD local tem saudades de Alberto Santos e de tudo o que ele representou para o desenvolvimento do concelho.