Há seis projectos desenvolvidos pelas comunidades de Penafiel, Vila do Conde e Porto que estão entre os 45 finalistas da primeira edição do Prémio “Junta-te ao Gervásio”, da Sociedade Ponto Verde.
“O seu caráter inovador, bem como o seu impacto económico, social e ambiental, foram alguns dos critérios reconhecidos pelo ISCTE ExecutiveEducation, enquanto KnowledgePartner do prémio”, indica nota de imprensa.
Um dos projectos finalista, na categoria “Entidades de Proximidade”, é o “O que é velho não é para descartar” da ADISCREP – Associação Desenvolvimento Integrado Sociocultural, Recreativo e Económico de Penafiel.
Trata-se de projectos que pretendem servir de referência para outras comunidades locais e inspirar os portugueses a reciclar mais e melhor, em prol de um futuro mais verde e circular.
Serão eleitos três vencedores por categoria e os resultados são anunciados a 8 de Fevereiro. “O top três das categorias ‘Entidades de Proximidade’ e ‘Cidadania Social’ será distinguido com prémios pecuniários que perfazem um total de 15 mil euros, destinados a novos projectos ou a dar continuidade aos projectos desenvolvidos neste âmbito”, indica a Sociedade Ponto Verde. Haverá ainda “um conjunto de menções honrosas” e a Junta de Freguesia vencedora será premiada comum a obra de arte inédita em material reciclado, da autoria da artista Cristina Rodrigues, para instalar na localidade.
O Prémio “Junta-te ao Gervásio” é promovido pela Sociedade Ponto Verde e conta com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias e com o ISCTE ExecutiveEducation como KnowledgePartner.