Paredes, Paços de Ferreira, Penafiel e Lousada vão estar presentes no “Dia das Bandeiras Verdes Eco-Escolas”, numa cerimónia agendada para o próximo dia 12, no Pavilhão Municipal de Valongo, um dos concelhos que também alcançou esta distinção.

O encontro tem início às 9h00 e vai reunir mais de 2000 pessoas, entre crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país em representação de 18 concelhos que compõem este projeto.

Estas instituições também vão também receber os prémios conquistados nos concursos e desafios lançados pela organização “Bandeira Azul”, refere a autarquia de Paredes.

O selo de eco-escola é atribuído às instituições que desenvolvam actividades e ações em prol da sustentabilidade, comprometendo as escolas a dar continuidade a esse trabalho. Os alunos beneficiam deste género de iniciativas, tornando-se mais conscientes e responsáveis no que diz respeito à “conservação do ecossistema e salvaguarda dos recursos naturais”.

De sublinhar que, e no caso de Paredes, as 21 escolas que receberam a distinção, e que vão desde o pré-escolar ao secundário, “aumentaram” desde a última edição, com mais três escolas galardoadas, congratulou-se o município.

Este município destaca que este trabalho é desenvolvido em colaboração com as freguesias, as escolas e parceiros locais.

É uma acção contínua que visa a “promoção da educação ambiental, respeitando os valores e protecção da vida terrestre e dos meios aquáticos”. Para além disso, pretende “lutar contra as alterações climáticas”, através de um desenvolvimento sustentável.

O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education” que está em Portugal desde 1996 e pretende estimular a comunidade estudantil a desenvolver acções na área da sustentabilidade e da educação ambiental.