Juliana Mota, de Paços de Ferreira, destacou-se no Concurso Novos Criadores Portuguese Fashion News, ao conseguir o segundo lugar do pódio da competição que tem como objectivo dar a conhecer jovens criadores, para além de promover o têxtil e a actividade das escolas de moda do país.
Actualmente, a frequentar o curso Técnico Superior de Design de Moda, a jovem diz que a paixão pela moda surgiu “ainda na infância”. Recorda que pedia à mãe para lhe fazer a roupa, algo que, ainda hoje acontece, “eu desenho e a minha mãe costura”, lê-se numa nota da Profisousa, a Associação de Ensino Profissional do Vale do Sousa, que inclui a ‘Vértice’, onde Juliana Mota finalizou, no passado ano lectivo, um curso técnico.
Do gosto até à aposta em formação relacionada com esta sua paixão, não exitou. Até porque “além de uma boa experiência, seria bom para o currículo”. Por isso, inscreveu-se na Vértice, que até era “perto de casa”. Ao começar este percurso académico, a designer teve sempre como meta a “aprendizagem”, e porque gostava tanto do que estava a fazer, levou o curso “na desportiva”, refere a associação, citando a ex aluna.
Já sobre este prémio, Juliana Mota acredita que veio confirmar as suas capacidades nesta área, confessando que vê este galardão mais como um “incentivo”, do que algo que lhe venha a dar “visibilidade”.
De salientar que, o Concurso Novos Criadores Portuguese Fashion News, promovido pela Associação Selectiva Moda, propõe-se ser um palco para apresentar jovens criadores e promover a actividade das escolas de moda do país, neste caso a Vértice, que foi fundada em Agosto de 1990 e serve a região do Vale do Sousa.