Um grupo de voluntários que participam no campo de trabalho internacional “EcoSousa” realizou uma actividade de plogging (recolha de lixo enquanto se caminha), no centro da vila de Lousada, e recolheu mais de 350 litros de resíduos.
“Num percurso de 2,5 quilómetros, recolheram mais de 150 litros de resíduos de plástico, metal e alumínio, 100 litros de papel e cartão, 50 litros de vidro, 25 litros de têxteis, que foram depositados no contentor específico adequado para posterior valorização, para além de 25 litros de lixo comum”, descreve a Associação BioLiving. A par disso, foram ainda recolhidos cerca de oito litros de beatas de cigarro.
Os voluntários passaram ainda pelo Parque Molinológico e Florestal de Pias para visitar um dos moinhos de água que ainda está em actividade, o Moinho do Meio. Terminaram o dia com um jogo na Aldeia do EcoSousa.
Este campo internacional é organizado pela Aprisof – Associação de Protecção dos Rios Sousa e Ferreira, em parceria com Associação BioLiving e o Município de Lousada, e conta com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.