A PSP concluiu uma operação policial “de grande envergadura”, designada “Hermes”, que permitiu desagregar um grupo organizado acusado de crimes de associação criminosa, furto de veículos, falsificação de documentos e receptação.
A Polícia conseguiu deter quatro homens, com idades compreendidas entre os 43 e os 55 anos de idade, residentes no Porto, e identificar três homens “no âmbito do combate ao desmantelamento de viaturas furtadas, distribuição e comercialização de componentes automóveis furtados”.
“No decurso da investigação foi possível constatar o elevado grau de organização e de conhecimentos técnicos dos suspeitos, que lhes permitia através da utilização de material electrónico de desbloqueamento, o furto de veículos automóveis dotados de sistemas de segurança electrónicos (nomeadamente viaturas dotadas de chave electrónica)”, explica comunicado. Os prejuízos causados são “elevados”, atesta a Polícia.
A operação contou com sete buscas domiciliárias e dez não domiciliárias (em oficinas e armazéns), nas áreas de Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Vizela, Vila Verde, Paredes, Valongo, Maia, Ovar e Santa Maria da Feira. Foram apreendidos “meios de prova” e recuperados “artigos e viaturas furtadas na zona Norte do país”.
De acordo com a informação enviada, foram apreendidas 12 viaturas automóveis; um quadriciclo e um motociclo; diversas viaturas desmanteladas; centenas de artigos desmantelados de automóveis tais como motores, centralinas, volantes, jantes; aparelhos electrónicos de desbloqueamento de sistemas de segurança das viaturas; equipamentos e ferramentas utilizadas no furto, desmantelamento e viciação de viaturas; duas armas de fogo (sendo uma caçadeira e um revólver), três coletes balísticos, munições e aparelhos de comunicações.
Os detidos são, hoje, presentes junto das Autoridades Judiciárias.