O espanhol Mario Román voltou a ser “rei e senhor” do Extreme XL de Lagares, carimbando em Penafiel a segunda vitória da carreira nesta competição. O sul-africano Wade Young ficou em segundo e o britânico Will Hoare em terceiro. Diogo Vieira, que esteve na luta pelo pódio até bem perto do fim, foi o melhor português, na quarta posição, adianta comunicado da organização.
Esta foi a 17.ª edição desta prova do calendário nacional e internacional de Hard Enduro, que passou por Vila Nova de Gaia, Paredes e Penafiel.
O evento juntou este ano 251 concorrentes, em representação de 15 nacionalidades e distribuídos pelas cinco categorias em competição: Hobby, XL, Veteranos, Expert e PRO, refere a mesma fonte. Foi o ano do regresso do público, depois da pandemia. Contou com milhares de espectadores.
A luta pelo título manteve-se em aberto até ao percurso principal de domingo, numa volta única de 52 quilómetros, com início e final na serra da Boneca, em Penafiel. “Com o tempo seco, as dificuldades foram, este ano, menores na travessia de alguns obstáculos e ribeiras, o que se reflectiu no tempo final de prova, bem inferior ao previsto pela organização. Em contrapartida, o calor exigiu um esforço físico suplementar a todos os concorrentes”, descreve a organização.
De acordo com nota de imprensa, na categoria Expert, que colocou 24 concorrentes no final, Emanuel Costa, Bruno Freitas e Tiago Sousa fizeram o pleno nacional no pódio. Já na classe XL, a vitória foi para os franceses Etiene Clozel e Fabrice Pereira, enquanto o espanhol Anxo Torres levou a melhor na categoria Hobby. Entre os veteranos, a vitória entre os seis finalistas foi para José Ferreira.