Penafiel vai ter uma equipa para trabalhar pela promoção da igualdade no município. A iniciativa foi formalizada quarta-feira, entre o município e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, em que a autarquia se “comprometeu à realização de um conjunto de atividades, bem como a nomeação de Conselheiros Locais para a Igualdade e a criação da EIVL”, avança a edilidade.
“Assegurar a implementação do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação” será o objectivo deste grupo de trabalho constituído por “dez pessoas”, entre as quais se encontram “dirigentes da autarquia e pessoas com reconhecida competência técnica” nestas áreas, explica o município.
Assim, são membros da EIVL o presidente da Câmara, Antonino de Sousa, a vereadora com o pelouro da Família e Inclusão Social, Daniela Oliveira, as conselheiras locais para a Igualdade Interna e externa, Susana Dias e Manuela Santos, os directores do departamento de Gestão Organizacional e de Recursos Humanos, António Barbeitos e Manuel Fernando, o chefes de divisões de Gestão Urbanística e Educação, Alexandre Couto e João Lameiras. Já na área da Intervenção Social e Saúde vão trabalhar Carla Vieira, a investigadora e especialista do ISCE Douro, Manuela Azevedo, e a representante ONG, Sandra Neves.
Após a instalação deste grupo de trabalho foi elaborada uma proposta do regulamento de funcionamento, que vai agora ser submetida a reunião de Câmara para aprovação, sendo que, depois, vai ser apresentado em Assembleia Municipal.