O calceteiro Vitorino Silva, mais conhecido como Tino de Rans, encabeça a lista de candidatos do partido RIR – Reagir Incluir Reciclar a deputados, pelo círculo eleitoral do Porto.
Segundo o partido, fundado pelo penafidelense, já foram formalizadas as candidaturas aos 22 círculos eleitorais às Legislativas de 30 de Janeiro de 2022.
Tino de Rans é presidente do partido, já foi candidato à Presidência da República e à Câmara de Penafiel, tendo integrado uma coligação com o PS nas últimas autárquicas.
“O partido RIR tem como objectivo para o próximo acto eleitoral conquistar a confiança dos portugueses a fim de conseguir representação parlamentar na Assembleia da República, pois só desta forma entendemos que o povo estará efectivamente representado”, explica comunicado.
“Não podemos continuar a ser governados ao sabor de jogos partidários e de interesses pessoais. Acreditamos ser o partido certo para trazer ao parlamento o bom senso que tanto é necessário”, referem ainda os candidatos do RIR, que são de várias áreas profissionais, adiantando que “uma das principais bandeiras é trazer ao parlamento português a transparência e seriedade que merece”, o que passará por “uma profunda reforma do sistema judicial e do Serviço Nacional de Saúde”.
O RIR argumenta ainda que “a função de deputado deve ser encarada com sentido de missão e não como profissão”, defendendo “exclusividade e limitação de mandatos” para não haver “a perpetuação no cargo”.
“Apresentamo-nos a eleições como o verdadeiro partido do povo, que permite que do calceteiro ao advogado, passando pelo enfermeiro ou pelo empregado de balcão, sejam deputados. Pessoas no Parlamento que conheçam a dura realidade que todos nós enfrentamos fora dos gabinetes dos nossos representantes”, termina o documento enviado.