O Centro de Vacinação do Complexo Desportivo de Lousada é dos “centros de vacinação com uma das maiores taxas de vacinação/habitante”, adianta o vereador da Saúde da Câmara Municipal.
Segundo Nelson Oliveira, isso deve-se ao trabalho “exemplar” de todos os profissionais de saúde e de toda a equipa técnica de apoio, quer da autarquia quer do Agrupamento de Centros de Saúde Vale do Sousa Norte.
O autarca afirma que, face a estes resultados, e “de modo a acelerar o reforço vacinal”, foi solicitada à Task Force a autorização para avançar para a administração de vacinas a outras faixas etárias, nomeadamente os menores de 65 anos.
“O esforço que está a ser feito por todos e com uma grande adesão da população à vacinação tem permitido um menor crescimento no número de infectados relativamente ao resto do país e, de acordo com a Autoridade de Saúde, não existem actualmente casos de internamento em Unidade de Cuidados Intensivos por parte de cidadãos lousadenses”, explica o vereador.
“É este o esforço que pretendemos manter, reforçando ao máximo a vacinação e para que esta chegue rapidamente ao maior número de pessoas. É urgente que o auto-agendamento online da vacina possibilite avançarmos para os menores de 65 anos. Temos a capacidade instalada e pretendemos acelerar cada vez mais este procedimento que, seguramente, é aquele que mais garantias nos dá para combatermos a Covid-19”, defende Nelson Oliveira.
O relatório de hoje da Direcção-Geral da Saúde dava nota de que Lousada tem uma incidência de 120 casos por 100 mil habitantes a 14 dias.