Penafiel é uma das telas da ‘Festa do Cinema Italiano, um evento que percorre salas de várias cidades do país e que dá a conhecer “um conjunto de filmes italianos, aclamados pela crítica internacional, e que são sucessos de bilheteira em Itália”, aponta a organização, a cargo da Associação Il Sorpasso, em colaboração com a Cinemateca Portuguesa.
Este ano, o evento, que começou na terça-feira em Lisboa, pretende homenagear atrizes e realizadoras italianas e faz um périplo por 12 cidades e vilas de Portugal.
Penafiel está incluído no roteiro deste evento, que contabiliza a 14.ª edição, com sessões agendadas para as salas Cinemax, sempre às 19h30.
Sexta-feira é apresentada a pelicula “Contos de um Verão Negro”, baseado numa história verídica, e que relata um Verão escaldante, vivido nos subúrbios de Roma, ao mesmo tempo que aborda relações extremamente disfuncionais entre pais e filhos.
Sábado, é a vez de “Manual de Sobrevivência para Pais”, uma comédia que conta a história de Sara e Nicola, um casal que tem um filho, mas cuja vida muda quando chega uma segunda criança.
A ‘Festa do Cinema Italiano’ em Penafiel termina domingo, com a exibição de “Ciclo a Grande Arte do Cinema”, um documentário dedicado à arte mundial e seus protagonistas, desde Bernini a Michelangelo, de Monet a Klimt, passando por Tintoretto e Van Gogh.